"O Ministério da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da BAD Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas organizou a
Conferência IASL 2007, que decorreu em espaços da
Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade Nova de Lisboa. Foi Chairman da Conferência Isabel Alçada, coordenadora do Plano Nacional de Leitura de Portugal.
Reuniu muitas dezenas de conferencistas, em comunicações de trabalhos de investigação e de práticas profissionais, incluindo ainda workshops e visitas guiadas a bibliotecas escolares da área de Lisboa.
Além das sessões de trabalho, e da exposição de dezenas de posters com experiências e contributos variados, decorreram reuniões dos órgãos regionais e internacionais da IASL, uma mostra de materiais produzidos em Bibliotecas Escolares e de obras de literatura infanto-juvenil de muitos países, e um Leilão de peças oferecidas por participantes.
Durante a Conferência, foram ainda entregues Prémios Anuais a professores bibliotecários ou bibliotecários escolares que se distinguiram neste campo, de todo o mundo.
Mais de 460 participantes, incluindo 250 de Portugal e 60 de outros países europeus, e largas dezenas vindos de todos os continentes, tornaram esta Conferência uma grande oportunidade de enriquecimento profissional e de reflexão sobre as Bibliotecas Escolares, a Literacia, a Leitura, o Conhecimento, as Tecnologias e a Escola.
Da Europa, além de Portugal, destacaram-se pelo seu número a participação de Espanha (11 participantes, de diversas regiões) e da Finlândia (7). De fora da Europa, há a assinalar a presença de numerosos australianos (31) e norte-americanos, de vários Estados dos EUA.
Na sua maioria, eram profissionais que trabalham em bibliotecas escolares, ou com elas: professores, bibliotecários, investigadores, formadores e responsáveis por políticas e programas de desenvolvimento.
Foram oradores nas sessões principais seis especialistas de diferentes países, que nos apresentaram visões e perspectivas enriquecedoras e complementares: Ross Todd e Carol Kulthau (EUA), Javier Echevarria (Espanha), Jean-Louis Durpaire (França), José Afonso Furtado, José Pacheco Pereira e Alexandre Castro Caldas (Portugal). Ainda estão disponíveis informações sobre as comunicações, e alguns textos integrais em http://www.iasl-slo.org/conference2006.html
Que novidades trouxe a Conferência de Lisboa?
A confirmação do papel de bibliotecas escolares, bem orientadas e dinamizadas por profissionais qualificados, no sucesso educativo de crianças e jovens, na promoção de literacias e no aprofundamento de competências leitoras nas novas gerações e no desenvolvimento de redes de conhecimento a nível local, regiona global.
A afirmação do vigor das Bibliotecas Escolares em Portugal, através do elevado número de comunicações apresentadas, de qualidade reconhecida, e da presença de professores coordenadores de bibliotecas escolares de todo o País - sendo 140 subsidiados em 50% do custo da inscrição pela RBE.
O brilho e a hospitalidade das bibliotecas escolares visitadas.
O valor da língua e da tradução no acesso à informação e ao conhecimento, sublinhado por diferentes participantes. A opção da organização por utilizar interpretação simultânea na quase totalidade das salas e sessões, em inglês/português, e, ainda, garantir a tradução das intervenções dos oradores principais (speakers) que usaram o francês, para inglês e português. De tal modo este aspecto foi sensível, que o grupo Europeu ENSIL deliberou promover em todos os eus países de origem websites incluindo uma versão em língua inglesa e uma versão em pelo menos mais um idioma de, pelo menos, parte dos seus conteúdos. Procurar-se-á ainda que os contributos no / ENSIL-blog /incluam informação na língua original com anotações em inglês,. A longo prazo, propõe-se a construção de um site multilingue.
É expressiva a carta de Lourense Das, Coordenadora da IASL para a Europa :
"Lisboa é um lugar magnífico com um clima maravilhoso, comida saborosa e gente muito amável. Assim, não foi difícil sentir-me em casa. Juntamente com oradores principais inspirados, fascinantes sessões e visitas guiadas a escolas, bem sucedidas reuniões e encontros pessoais caloroso com participantes, para mim, a 35ª Conferencia em Lisboa é para recordar.
Como Directora Europeia, foi muito agradável ver o elevado número de participantes europeus Muitos deles paraticipatram nas reuniões regionais e do ENSIL (European Network for School Libraries and Information Literacy). Um dos tópicos dessas reuniões foi o problema da língua. Esta Conferência foi fantástica ao facilitar traduções dos oradores e das sessões. Este facto foi muito apreciado não só pelos portugueses mas também pelos outros delegados, pois muitos de nós puderam acompanhar sessões em múltiplos idiomas. A facilitação de traduções é um aspecto relevante em futuras conferências, e, continuando debates anteriores no IASL-link, suponho que será muito apreciado por muitos membros do IASL. (...)"
Peter Genco, Presidente da IASL, salientou ainda no seu discurso as preocupações comuns dos que promovem as bibliotecas escolares, com destaque para o conceito que ditou o lema da Conferência de Lisboa, As Múltiplas Faces da Literacia, e será aprofundado, com outra perspectiva, na Conferência de Taiwan em 2007.
No caso dos participantes portugueses, a oportunidade de conviver e participar em debates com colegas de todo o mundo foi gratificante, bem como a dimensão da participação portuguesa, um sinal de afirmação das Bibliotecas Escolares. Este aspecto esteve bem patente, ainda, nas palavras da Ex.ma Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, na abertura da Conferência, e, no seu encerramento, da Coordenadora do Programa RBE, Teresa Calçada, do Presidente da BAD, António Pina Falcão, e do Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Professor Marçal Grilo."
Fonte do texto e fotografia : Rede de Bibliotecas Escolares